Sex, 23 de abril de 2021

Nossas notícias

Teoria e prática de leitura do texto literário
Carlos Magno Gomes, Jeane de Cássia Nascimento Santos (Orgs.)
Esta obra destaca preocupações sobre o ensino da Língua Portuguesa e suas literaturas nas séries finais do ensino fundamental com discussões teóricas e práticas. Os capítulos abordam diferentes perspectivas de ensino da leitura do texto literário. Por questões de recorte e para direcionar o... +Informações
Relação entre monitores de um museu de ciências com a transposição do conhecimento científico
Elisângela de Andrade Santos, Veleida Anahí da Silva e Divanizia do Nascimento Souza (Orgs.)
Esta obra traz o relato de uma pesquisa que teve como objetivo analisar como se processaram possíveis relações entre os monitores da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCETECA) e a transposição dos conhecimentos científicos neste espaço de educação informal. Como referencial... +Informações
LIVRO DIGITAL: Os arcanos profundos do criptojudaísmo : o papel da cabala na resistência cultural dos sefarditas à perseguição inquisitorial
Marcos Silva e Isis Carolina Garcia Bispo
Os Arcanos Profundos do Criptojudaísmo conta uma história olvidada. Por meio da pesquisa histórica foi possível revelar a existência de uma dimensão desconhecida dentro do criptojudaísmo. A história subterrânea dos cristãos-novos judaizantes, revela a existência de uma camada inusitada: o... +Informações
LIVRO DIGITAL: Livro didático-gramática, leitura e ensino da língua portuguesa : contribuições para prática doscente
Raquel Meister Ko. Freitag, Taysa Mércia dos Santos Souza Damasceno
Debates e premissas sobre a formação docente e a apresentação de objetos teóricos para o ensino da Língua Portuguesa sempre foram uma constante no âmbito acadêmico. O cenário construído nos últimos vinte anos de contribuições dos estudos da linguagem para o ensino de língua materna trouxe... +Informações
LIVRO DIGITAL: Leitura e argumentação no ensino de Língua Portuguesa
Mariléia Silva dos Reis, Márcia Regina Curado Pereira Mariano e Derli Machado de Oliveira (Orgs.)
O livro presenta uma prática reflexiva sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. A obra é composta por 12 capítulos que tratam do ensino produtivo de gramática a partir do livro didático, e da leitura e as habilidades... +Informações