Conselho editorial

O Conselho Editorial é um órgão normativo e consultivo da Editora UFS e tem a função de regulamentar, referendar e qualificar a publicação de livros, revistas e outros materiais publicados pela editora.

Seus membros são nomeados através de portaria do Magnífico Reitor, após consulta aos Centros que indicam seus representantes por solicitação da Coordenação do Programa Editorial. O órgão é, atualmente, constituído por doze conselheiros, distribuídos em três áreas do conhecimento.

Cabe ao Conselho Editorial:

  • Apreciar e emitir os pareceres, quando necessário, sobre os trabalhos a ele encaminhados; indicar especialistas para Consultores, quando por solicitação do Coordenador;
  • Atender, quando solicitado, à convocação do Coordenador para reuniões;
  • Estabelecer os critérios de excelência e os padrões de qualidade da publicação;
  • Apreciar o mérito dos materiais submetidos para publicação recomendando ou rejeitando cada proposta conforme os critérios adotados pela Editora da UFS.
  • Aos conselheiros são estabelecidas as seguintes atribuições: 1) comparecer às reuniões e participar dos trabalhos do Conselho Editorial; 2) votar nas deliberações sobre pareceres e sobre as demais matérias da competência do Conselho Editorial; 3) emitir parecer fundamentado sobre trabalhos que deve relatar; 4) solicitar, quando julgar conveniente, a designação de especialista para apreciação do trabalho que deve relatar.

Os conselheiros avaliam a proposta a partir dos seguintes indicativos:

1) Relevância da obra para ser publicada por uma editora de caráter científico, como a Editora UFS; 2) Reflexão sobre o título e o conteúdo do livro; 3) Composição da apresentação, da organização e do conteúdo do livro; 4) Avaliação da introdução, sobretudo se faz uma revisão sobre o tema abordado, apresenta justificativa e deixa claro o objetivo do livro; 5) Indicação de acréscimo de itens que possam enriquecer o livro; 6) Necessidade de redução ou retirada de alguma parte; avaliação das ilustrações e tabelas; 7) Adequação das referências; 8) Contribuições da obra para o enriquecimento do acervo já produzido nesta área.

MEMBROS DO CONSELHO EDITORIAL DA EDITORA DA UFS

Péricles Morais de Andrade Júnior (Presidente)

Antonio Martins de Oliveira Junior

Aurélia Santos Faraoni

Fabiana Oliveira da Silva

Luisa Helena Albertini Pádua Trombeta

Luís Américo Silva Bonfim

Mackely Ribeiro Borges

Maria Leônia Garcia Costa Carvalho

Martha Suzana Cabral Nunes

Rodrigo Dornelas do Carmo

Sueli Maria da Silva Pereira

Valter César Pinheiro

Notícias