Qui, 01 de dezembro de 2016, 22:29

LIVRO DIGITAL: Livro didático-gramática, leitura e ensino da língua portuguesa : contribuições para prática doscente
Raquel Meister Ko. Freitag, Taysa Mércia dos Santos Souza Damasceno

Debates e premissas sobre a formação docente e a apresentação de objetos teóricos para o ensino da Língua Portuguesa sempre foram uma constante no âmbito acadêmico. O cenário construído nos últimos vinte anos de contribuições dos estudos da linguagem para o ensino de língua materna trouxe caminhos e discussões para o que se propõe na Educação Básica e, por conseguinte, para a formação inicial e continuada dos professores.

Apresentamos uma prática reflexiva sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento.

A obra é composta por 12 capítulos que tratam do ensino produtivo de gramática a partir do livro didático e da leitura e as habilidades metacognitivas para a compreensão de textos. Ao final de cada capítulo, são propostas atividades epilinguísticas e metalinguísticas que consideram os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos, ampliando, assim, a competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos, alinhados a uma prática reflexiva sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e a pesquisas sobre letramento.

São Cristóvão: Editora UFS, 2015. 125p.

ISBN 978-85- 7822-492- 9


Livro disponível para download
Livro disponível para download
Atualizado em: Qui, 01 de dezembro de 2016, 22:38
Notícias UFS
Avaliação
UFS é destaque no Enade 2016
Enfermagem e Nutrição (ambos de Lagarto) e Fisioterapia (Aracaju) obtiveram nota máxima; veja nota de outros cursos